terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Esmola

Filho, não prives da esmola o pobre; não desvies do pobre os teus olhos. (Eclo 4,1)

Quando me casei, nos primeiros anos que não são além de uma lua de mel prolongada, gostava muito de passeios de finais de semana. Sempre que podia escolhia um lugar qualquer que pudesse ir num dia e voltar no máximo no dia seguinte, desde que também tivesse passagem de ônibus disponível. Um de meus destinos preferidos sempre foi o Rio de Janeiro, onde cheguei a passar diversos dias. Com o tempo vieram os filhos, o trabalho até em finais de semana e feriados prolongados, e meu retorno ao Rio foi sendo adiado por mais de 20 anos. Fui em uma excursão e em nosso dia livre eu e minha esposa resolvemos recordar bons momentos e pegamos um ônibus urbano de Copacabana para o Jardim Botânico. O trânsito obrigava o coletivo a parar várias vezes e por longos minutos. Numa dessas paradas um morador de rua bem sujo e maltrapilho se aproximou da janela do ônibus onde estávamos e pediu uma esmola. Infelizmente meu dinheiro só dava para pagar a passagem de volta e disse isso a ele, imaginando receber um xingamento. Ele nos olhos, sorriu e ainda nos abençoou: "Vai com Deus irmão!" ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário